segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Igrejinha de São Francisco de Assis-BH

Esta é a Igrejinha de São Francisco de Assis,localizada na Pampulha,
no complexo criado por Oscar Niemeyer,
Belo Horizonte -Minas Gerais

Praça Ruy Barbosa-Belo Horizonte-MG

Praça Rui Barbosa é uma praça situada na região central da cidade de Belo Horizonte. É mais conhecida como Praça da Estação por estar localizada em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje Museu de |Artes e Oficios (MAO). A entrada da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte também está situada nesta praça.
Foi a porta de entrada de toda a matéria-prima utilizada na construção da nova capital de Minas gerais, no final do século XIX O primeiro relógio público da cidade foi instalado no alto da torre do primitivo prédio que abrigou a Estação Ferroviária. A praça começou a ser urbanizada em 1904, com jardins em estilo inglês.. Em11 de novembro de 1922, foi inaugurado o novo prédio em estilo eclético, projeto do arquiteto Luiz Olivieri, para atender à demanda da efervescente cidade e o desenho dos jardins da praça foi todo modificado para um estilo francês.. Desde o movimento das Diretas já, até os dias de hoje a praça é um espaço livre para manifestações populares de todas camadas sociais. Poetas, artistas, estado e o povo ali se encontram para expor suas idéias, sonhos e fantasias.

domingo, 13 de setembro de 2009


Este predio é a antiga Secretaria da Educação,hoje transformado em Centro Cultural,pelo Governo do Estado

Praça da Liberdade
Belo Horizonte
Minas Gerais

Antigo predio da Secretaria da Educação,hoje transformado em Centro Cultural,pelo Governo do Estado

Praça da Liberdade
Belo Horizonte
Minas Gerais

Praça da Liberdade-BH-Secretaria da Viação

Praça da Liberdade-BH

A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos .A praça conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas.quitetônicos.
O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo IEPHA. A medida contempla, portanto, os edifícios do centro cívico – Palácio da Liberdade e antigas secretarias de Estado –, e estende-se aos jardins, lagos, alamedas, fontes e monumentos da praça, bem como as fachadas de diversas edificações do seu entorno

Praça da Liberdade-Coreto-BH

Palaçio da Liberdade-BH

Praça da Liberdade-BH


Museu de Mineralogia,está situado na praça da Liberdade,no centro de Belo Horizonte,é mais conhecido como Rainha da Sucata

Museu de Mineralogia-BH

Praça da Liberdade-BH-Secretaria da Viação

Praça da Liberdade-BH

Edificio Niemeyer-BH

Edifício Niemeyer é um edificio da cidade de Belo Horizonte. Situa-se na Praça da Liberdade, na esquina com a Avenida Brasil. O prédio, em estilo moderno, possui curvas sinuosas que remetem às linhas das montanhas mineiras.. Foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, uma decada depois das obras do Conjunto Arquitetonico da Pampulha e construído no lugar do Palacete Dolabela

Praça da Liberdade-BH

A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira [1895-1897]. Feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos.

Edificio Niemeyer-BH

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG

Adicionar legenda
Esta Igreja inacabada foi construída até o ponto em que se acham paralisadas as obras, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, durante o período de 1767 até possivelmene o ano de 1878. 
As obras sofreram várias paralisações, pois a Irmandade lutava com dificuldades financeiras.
A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Barra de Sabará foi fundada nas alturas de 1713 mas, só em 1767, foi iniciada a construção do templo, que se ergueria em local próximo da antiga capelinha .
Os trabalhos contratados com o mestre Antônio Moreira Gomes, com a participação dos pedreiros João Paulo e Antonio Machado Penha e do mestre carpinteiro Antônio Ferreira de Brito, arrastaram-se até 1780, quando são declaradas terminadas as obras da capela-mor e da sacristia, cuja benção ocorre no ano seguinte.

AO FUNDO-IGREJA DE SÃO FRANCISCO-SABARÁ-MG

A Igreja de São Francisco veio substituir a capelinha dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, fundada pela arquiconfraria do Cordão de São Francisco dos Homens Pardos. A Igreja apresenta um barroco singelo e despretencioso.
O templo definitivo teve sua ereção autorizada por provisão de 6 de julho de 1772.
Os trabalhos de construção foram iniciados nas alturas de 1781, porém só terminaram em 1868

IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG

Adicionar legenda
Foram feitas várias outras tentativas para a conclusão da igreja, mas a falta constante de recursos, além da abolição da escravatura, tornaram impossível à Irmandade terminar a construção. O monumento veio a ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 13 de junho de 1938, exatamente como ela se encontra hoje.

MUSEU DO OURO-SABARÁ-MG


De acordo com documentação existente no Arquivo Público de Minas Gerais, foi o Mestre de Campo Faustino o responsável pela construção que abrigou a antiga Casa da Intendência e Fundição da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
Construída em adobe e pau a pique por volta de 1730, situada no Morro da Intendência, serviu como residência aos Intendentes e posto de cobrança de impostos sobre a extração do ouro na região.
Todo o pavimento térreo era ocupado pelos serviços de pesagem, quintagem, fundição e cunhagem do ouro, além da expedição de documentos comprobatórios do pagamento do "quinto", enquanto parte do segundo pavimento era usada como moradia.

IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG

Adicionar legenda
A planta da igreja inacabada compreende duas secções retangulares, a primeira representada pela nave, alargada nos flancos laterais da fachada pelas bases das torres, e a segunda contendo a capela-mor e, lateralmente, as sacristias.
Inserida no corpo da nave, a partir da sua metade até o arco-cruzeiro da estrutura inacabada, encontra-se pequena capela, de volume autônomo e forma também retangular.
Ao adro da edificação inconclusa dá acesso uma escada em dois lances.
A fachada apresenta porta principal de grande vão, duas aberturas superiores para janelas e duas seteiras em cada flanco na base das torres.

VISTA PARÇIAL-SABARÁ-MG


O povoamento da região inicia-se pelos idos de 1675, a partir da bandeira paulista de Fernão Dias Paes à região. Com ele, veio seu genro Manoel de Borba Gato, que subiu o Rio das Velhas e desenvolveu o Arraial de Santo Antônio do Bom Retiro de Roça Grande. Em 17 de Julho de 1711, o Arraial da Barra do Sabará foi elevado à categoria de Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
Em 1714, a Vila sediava a extensa Comarca do Rio das Velhas, abraçando um vasto território que ia até as margens do Rio São Francisco.
No dia 6 de Março de 1838, a Lei Provincial nº 93 concedia a Sabará foros de cidade, com cerca de trezentos quilômetros quadrados de área.

Vista parcial da cidade de Sabará
Minas Gerais

SOLAR JACINTO DIAS-PREFEITURA-SABARÁ-MG

Solar do Padre Correa ou de Jacinto Dias construído em 1773, possuindo escadarias de madeira de jacarandá e talha da terceira fase do Barroco Mineiro, onde funciona hoje a prefeitura. Ali já se hospedaram figuras ilustres como D,Pedro I e D.Pedro II Seu antigo proprietário, o padre José Correa da Silva era suspeito de ser inconfidente

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Sabará 
Minas Gerais
Cidade localizada a 23 km de Belo Horizonte

IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG

Adicionar legenda
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence à Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, confraria constituida em 1761 por homens brancos e nobres.
O risco original, do Mestre Tiago Moreira, sofreu sucessivas modificações, inclusive com intervenções de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Possui características do 3º período do Barroco / Rococó. A pedra fundamental foi lançada a 8 de Junho de 1763, e o término das obras só ocorreu muitos anos após, em data que não se pode precisar com exatidão.

IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG


Sua ornamentação é influenciada pelo chamado estilo Rococó, possuindo no seu interior trabalhos em madeira, com riqueza de detalhes em ouro. São obras do Mestre Aleijadinho: as imagens dos carmelitas de São João da Cruz e São Simão Stock, as armas do frontispício, os dois púlpitos, as portas principais, as grades do corpo da Igreja em jacarandá, todo o conjunto do coro com os Atlantes. Os trabalhos externos foram esculpidos em pedra-sabão.
Os púlpitos são de risco e execução do Aleijadinho.
Tem enquadramento das portas e suporte em pedra trabalhada e tambores em madeira, com escultura em baixo relevo reproduzindo cenas do Novo Testamento nas faces centrais.

IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG


A Igreja ostenta três altares: dois no arco cruzeiro e o principal, na capela-mor. Os retábulos do arco cruzeiro apresentam boa talha rococó, em pintura de branco e ouro. Salientam-se as colunas laterais retas, de aste de madeira estriada, as pilastras com motivos rocaille e os coroamentos à maneira de dossel (1) , com proteção superior em sanefa .
Os trabalhos de talha dos altares foram entregues a Francisco Vieira Servas e seu colaborador José Fernando Lobo, que haviam trabalhado em vários templos de Minas.

IGREJINHA DE N. SRA DO Ó-SABARA-MG

IGREJINHA DE N. SRA DO Ó-SABARA-MG

Igrejinha N.Sra.do Ó-Sabará-MG
Foi construída em 1719, passando por várias reformas até 1964. A igreja de Nossa Senhora do Ó Sabará é pequena, de aparência singela, guardando no seu interior um esplendor, já que possui uma decoração riquíssima. A talha barroca, de estilo Dom João V, aliada às pinturas de 'chinesices', em ouro, sobre vermelho e sobre azul, imitam as lacas do oriente. A fachada principal é chanfrada em três planos, com torre sineira central no plano da porta principal de entrada e da janela superposta. Há duas janelas nos planos chanfrados, sendo os três vãos guarnecidos por balaústres torneados. A cobertura de telhas canal é em duas águas e terminam em beiral de cachorrada. A torre sineira vazada em três vãos possui cobertura piramidal de quatro águas, rematada com a cruz e símbolos do culto mariano em ferro forjado. O arco-cruzeiro é coberto de talha pintada, dourada e ladeado por quatro painéis octogonais de fundo azul, com pássaros, pagodes e personagens chineses em muro. O retábulo da capela-mor corresponde à primeira fase do barroco mineiro, com colunas torsas esculpidas, ornatos fitomorfos, além de pelicanos simbólicos .

IGREJINHA DE N. SRA DO Ó-SABARA-MG


Este è o Altar da Igrejinha de Nossa Senhora do Ó
Sabará
Minas Gerais