Esta é a Igrejinha de São Francisco de Assis,localizada na Pampulha, no complexo criado por Oscar Niemeyer, Belo Horizonte -Minas Gerais |
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Igrejinha de São Francisco de Assis-BH
Praça Ruy Barbosa-Belo Horizonte-MG
Foi a porta de entrada de toda a matéria-prima utilizada na construção da nova capital de Minas gerais, no final do século XIX O primeiro relógio público da cidade foi instalado no alto da torre do primitivo prédio que abrigou a Estação Ferroviária. A praça começou a ser urbanizada em 1904, com jardins em estilo inglês.. Em11 de novembro de 1922, foi inaugurado o novo prédio em estilo eclético, projeto do arquiteto Luiz Olivieri, para atender à demanda da efervescente cidade e o desenho dos jardins da praça foi todo modificado para um estilo francês.. Desde o movimento das Diretas já, até os dias de hoje a praça é um espaço livre para manifestações populares de todas camadas sociais. Poetas, artistas, estado e o povo ali se encontram para expor suas idéias, sonhos e fantasias.
domingo, 13 de setembro de 2009
Praça da Liberdade-BH
A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos .A praça conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas.quitetônicos. O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo IEPHA. A medida contempla, portanto, os edifícios do centro cívico – Palácio da Liberdade e antigas secretarias de Estado –, e estende-se aos jardins, lagos, alamedas, fontes e monumentos da praça, bem como as fachadas de diversas edificações do seu entorno |
Edificio Niemeyer-BH
Praça da Liberdade-BH
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG
Adicionar legenda |
Esta Igreja inacabada foi construída até o ponto em que se acham paralisadas as obras, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, durante o período de 1767 até possivelmene o ano de 1878.
As obras sofreram várias paralisações, pois a Irmandade lutava com dificuldades financeiras.
A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Barra de Sabará foi fundada nas alturas de 1713 mas, só em 1767, foi iniciada a construção do templo, que se ergueria em local próximo da antiga capelinha .
Os trabalhos contratados com o mestre Antônio Moreira Gomes, com a participação dos pedreiros João Paulo e Antonio Machado Penha e do mestre carpinteiro Antônio Ferreira de Brito, arrastaram-se até 1780, quando são declaradas terminadas as obras da capela-mor e da sacristia, cuja benção ocorre no ano seguinte.
AO FUNDO-IGREJA DE SÃO FRANCISCO-SABARÁ-MG
IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG
Adicionar legenda |
MUSEU DO OURO-SABARÁ-MG
IGREJA DO ROSARIO-SABARÁ-MG
Adicionar legenda |
A planta da igreja inacabada compreende duas secções retangulares, a primeira representada pela nave, alargada nos flancos laterais da fachada pelas bases das torres, e a segunda contendo a capela-mor e, lateralmente, as sacristias.
Inserida no corpo da nave, a partir da sua metade até o arco-cruzeiro da estrutura inacabada, encontra-se pequena capela, de volume autônomo e forma também retangular.
Ao adro da edificação inconclusa dá acesso uma escada em dois lances.
A fachada apresenta porta principal de grande vão, duas aberturas superiores para janelas e duas seteiras em cada flanco na base das torres.
VISTA PARÇIAL-SABARÁ-MG
O povoamento da região inicia-se pelos idos de 1675, a partir da bandeira paulista de Fernão Dias Paes à região. Com ele, veio seu genro Manoel de Borba Gato, que subiu o Rio das Velhas e desenvolveu o Arraial de Santo Antônio do Bom Retiro de Roça Grande. Em 17 de Julho de 1711, o Arraial da Barra do Sabará foi elevado à categoria de Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
Em 1714, a Vila sediava a extensa Comarca do Rio das Velhas, abraçando um vasto território que ia até as margens do Rio São Francisco.
No dia 6 de Março de 1838, a Lei Provincial nº 93 concedia a Sabará foros de cidade, com cerca de trezentos quilômetros quadrados de área.
SOLAR JACINTO DIAS-PREFEITURA-SABARÁ-MG
IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG
Adicionar legenda |
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence à Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, confraria constituida em 1761 por homens brancos e nobres.
O risco original, do Mestre Tiago Moreira, sofreu sucessivas modificações, inclusive com intervenções de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Possui características do 3º período do Barroco / Rococó. A pedra fundamental foi lançada a 8 de Junho de 1763, e o término das obras só ocorreu muitos anos após, em data que não se pode precisar com exatidão.
IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG
Sua ornamentação é influenciada pelo chamado estilo Rococó, possuindo no seu interior trabalhos em madeira, com riqueza de detalhes em ouro. São obras do Mestre Aleijadinho: as imagens dos carmelitas de São João da Cruz e São Simão Stock, as armas do frontispício, os dois púlpitos, as portas principais, as grades do corpo da Igreja em jacarandá, todo o conjunto do coro com os Atlantes. Os trabalhos externos foram esculpidos em pedra-sabão.
Os púlpitos são de risco e execução do Aleijadinho.
Tem enquadramento das portas e suporte em pedra trabalhada e tambores em madeira, com escultura em baixo relevo reproduzindo cenas do Novo Testamento nas faces centrais.
IGREJA DE N.SRA.DO CARMO-SABARÁ-MG
A Igreja ostenta três altares: dois no arco cruzeiro e o principal, na capela-mor. Os retábulos do arco cruzeiro apresentam boa talha rococó, em pintura de branco e ouro. Salientam-se as colunas laterais retas, de aste de madeira estriada, as pilastras com motivos rocaille e os coroamentos à maneira de dossel (1) , com proteção superior em sanefa .
Os trabalhos de talha dos altares foram entregues a Francisco Vieira Servas e seu colaborador José Fernando Lobo, que haviam trabalhado em vários templos de Minas.
IGREJINHA DE N. SRA DO Ó-SABARA-MG
Igrejinha N.Sra.do Ó-Sabará-MG |
Assinar:
Postagens (Atom)